Educação e Cultura

A tecnologia deve estar à disposição das diferentes áreas do saber. Nesse sentido, a VoiceInteraction procura desenvolver soluções inovadoras em áreas específicas como a educação e a cultura. Em face das actuais políticas de globalização, torna-se necessário preservar a identidade histórico-cultural de cada país ou região, o que se traduz numa constante procura de conhecimentos. Esta busca, facilitada cada vez mais pelas novas tecnologias, origina grandes fluxos de públicos ávidos por novas soluções, no que diz respeito à acessibilidade e teor da informação. Na fruição do património cultural é necessário, então, procurar novas formas de comunicação, onde as vertentes educativas e pedagógicas têm um papel determinante.

De forma a colocar a tecnologia ao serviço destes princípios, a VoiceInteraction desenvolveu a plataforma DIGA, um sistema de diálogo que visa veicular conhecimentos sobre determinados monumentos, peças de arte, entre outros, através de fala e com recurso a uma imagem animada tridimensional, com o sistema FACE. Estas tecnologias dependem de outras, também desenvolvidas por nós, como o AUDIMUS (para reconhecimento de fala) e o DIXI (para geração do sinal sintético de fala). A conjugação destes sistemas resulta, então, em interacções naturais e humanizadas entre sistema e utilizador, sendo contempladas as vertentes cultural, pedagógica e também lúdica.

Museus

A área da cultura, particularmente os museus, enfrenta uma constante necessidade de renovação, tanto ao nível da sua apresentação como dos públicos. Existem aspectos de massificação da utilização e gestão dos espaços histórico-culturais que devem, portanto, ser repensados. Nesse sentido, é necessário alterar os suportes de divulgação e reforçar a sensibilidade para alguns aspectos importantes, como a salvaguarda dos espaços e peças, criando uma imagem dos espaços museológicos mais direccionada para o turismo cultural, tanto nacional como estrangeiro.
A fala, por ser natural, constitui uma interface privilegiada. Por isso, a VoiceInteraction tem desenvolvido Sistemas de Diálogo Falado, como o DIGA, que representam um desafio tecnológico interessante, possibilitando novas formas de acesso à informação. A inovação tecnológica, aliada a uma forma natural e simples de comunicar, confere a estes sistemas uma enorme aceitabilidade.

Património e Turismo Cultural

As políticas na área do património cultural pretendem focar a acção sobretudo em aspectos de divulgação e de salvaguarda. As novas tecnologias apresentam uma solução inovadora face aos reduzidos recursos humanos disponíveis, para ir ao encontro das necessidades e expectativas dos diversos tipos de um público em constante crescimento, oferecendo conteúdos de qualidade e permitindo disponibilizá-los de uma forma natural. A VoiceInteraction procura, com a plataforma de diálogo DIGA, actuar nestas áreas através de interfaces naturais, constituindo parcerias para a investigação e disponibilização de conteúdos de qualidade, num discurso renovado e apropriado para estes sistemas.