Media Monitoring Solution

Solução de Monitorização de programas de Televisão e Rádio

Sistema automático para transcrição, segmentação e indexação de programas de televisão e rádio com possibilidades de disseminação selectiva de informação através da definição de perfis baseados em tópicos e métodos de pesquisa avançada.

pict7 MMS-demo

O que é

Solução integrada totalmente automática baseada na mais avançada tecnologia para reconhecimento automático de fala que transcrevem para texto a fala produzida nos programas monitorizados. Os textos produzidos e a anotação das características do áudio, como zonas de música, de fala, segmentação dos oradores, servem de base a métodos avançados de segmentação e indexação automáticas de conteúdos utilizando informação semântica. A juntar a estas características inovadoras de processamento e pesquisa de informação a solução integra todas as operações de gravação e armazenamento de informação de vídeo e áudio, dos canais de televisão e rádio.
A solução grava vários canais de televisão e rádio, de acordo com as necessidades e especificações do cliente, armazena essa informação por longos períodos de tempo, definidos de acordo com a capacidade de armazenamento contratada pelo cliente, e simultaneamente processa online ou offline, dependente das licenças contratadas pelo cliente, a informação associada a esses canais. No final essa informação é disponibilizada numa base de dados para ser integrada e acedida através da lógica de serviço do cliente.
 

Principais características

  • Gravação em 24/7 em formato MPEG2 High Quality convertível para formato WMV Web Streaming Quality
  • Versões Base e Pro de forma a melhor acomodar as necessidades específicas de cada cliente.
  • Módulo com características avançadas de reconhecimento de fala, adaptado a conteúdos multimédia.
  • Segmentação em notícias baseada nos conteúdos de texto e características do áudio.
  • Alerta das notícias imediatamente a seguir à sua ocorrência.
  • Interface de pesquisa eficiente baseada numa indexação inteligente dos conteúdos textuais.
  • Interface de integração para uma distribuição de informação eficiente.

Para que serve

 
Este sistema pode ter várias utilizações:
  • Monitorização completa da imagem corporativa duma grande empresa e da sua área de negócios.
  • Levantamento de acontecimentos associados a uma determinada região, cidade, pessoas, …
  • Levantamento dos assuntos relevantes duma determinada área como Defesa Nacional, Justiça, Educação, …
  • Permite uma mais fácil disponibilização de conteúdos web aumentando a acessibilidade por parte de fornecedores de conteúdos como televisões e rádios.

Para quem

  • Empresas de clipping, de análise de conteúdos (Business Inteligence) e de análise de reputação.
  • Fornecedores de conteúdos, como estações de televisão e rádio.
  • Câmaras Municipais, Ministérios, e outros Organismos Públicos.
  • Empresas de referência como Operadores de Telecomunicações, Energia, Bancos, Seguradoras.

 

Arquitectura do sistema

Gravação 24/7

Gravação e armazenamento diário de até 8 canais (TV ou rádio) por servidor. Utiliza as mais avançadas tecnologias de captura de canais e de gravação de vídeo e áudio. Os vídeos são gravados em blocos de uma hora no formato MPEG 2 podendo posteriormente ser convertidos para vários formatos de streaming, como WMV, FLV, H.264, para integração em aplicações web.
 

Processamento

Utiliza as mais avançadas tecnologias de reconhecimento automático de fala, desenvolvidas pela VoiceInteraction, para automaticamente transcrever emissões de notícias televisivas e programas de rádio. Este processamento é realizado online e abaixo de tempo real, optimizado para multimédia para alcançar os melhores desempenhos. A transcrição é melhorada com a adição de capitalização e pontuação automáticas, e passada aos módulos de segmentação e indexação. Estes módulos usam informação semântica extraída dos conteúdos áudio e texto para segmentarem os programas em notícias e produzir informação de indexação apropriada.
 

Armazenamento

O resultado final da transcrição, anotação e segmentação resultante do bloco de processamento é armazenado numa base de dados para futura pesquisa e distribuição. O armazenamento baseia-se no sistema MySQL, podendo ser alterado para qualqer outro SGBD. A interface de armazenamento de vídeo disponibiliza em formato MPEG 2 High Quality format (na versão PRO) e formato FLV Web Stream Quality (na versão BASE).

Interfaces

O sistema inclui um conjunto de interfaces para Agendamento (filtra o acesso ao bloco de processamento), Edição (para pequenas correcções e enriquecimento da informação associada às notícias contidas na base de dados), e Pesquisa (retorno de informação para entrega selectiva).

Serviço

Utiliza informação armazenada e indexada para fornecer uma interface de pesquisa eficiente (em formato web) para aceder aos conteúdos das notícias. A entrega ao cliente final realiza-se por email e/ou web. O pacote inclui ainda uma interface web service como ponto de acesso que permite duma forma ágil e eficiente a integração nos processos de negócio, à medida das necessidades do cliente..

Documentação

Folheto do Produto

MANCHETE – Caso de sucesso

Manchete

A MANCHETE é uma das principais empresas em Portugal na área de Business Inteligence e utiliza o sistema MMS –Media Monitoring Solution para monitorização e recolha de informação de programas de Televisão e Rádio.

Este sistema MMS encontra-se instalado na Manchete desde o início de 2009. Trata-se de um sistema completo de aquisição de vários canais de Televisão e Rádio, armazenamento durante longos períodos de tempo e monitorização completa dos vários canais de televisão e rádio através de geração de metadata, estando integrado na lógica de serviço da MANCHETE.